PUBLICIDADE

Saúde

Unidades de saúde locais alertam sobre a prevenção ao câncer de boca

Moradores de Dracena podem procurar os postos de saúde para receber o atendimento.

Por Letícia Pinheiro DA REDAÇÃO / Portal Regional

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena promoveu a Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal em todas as unidades de Saúde do município e dos distritos no sábado, 13. O objetivo foi conscientizar a população e encaminhar os casos suspeitos da doença.

De acordo com o dentista Marco Antônio Colman, chefe de saúde bucal no município, cerca de 550 munícipes foram examinados até o momento.

Colman orienta que a população fique atenta a qualquer tipo de ferida bucal com dificuldade de cicatrização e procure as unidades de Saúde municipais para tratamento. “No caso do câncer de boca, a chance de cura é muito grande quando a descoberta ocorre no começo”, explica.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são: tabagismo, álcool, HPV, má higiene bucal, prótese mal adaptada e presença de restaurações ou dentes fraturados que machuquem a língua.

Segundo informações disponibilizadas na página oficial do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os s principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha), nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados observa-se: dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta.

A estimativa de novos casos divulgados pelo INCA, no ano passado era de 15.490, destes 11.140 homens e 4.350 mulheres.