PUBLICIDADE

Religiões

Missa da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e Lava-pés

Na quinta feira, 13 de abril na Matriz de Tupi Paulista, teve inicio o Tríduo Pascal com a missa da Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Lava-pés. Na mesma celebração foram apresentados os óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos; o Plano diocesano de Pastoral e a Carta de Páscoa do bispo diocesano.

Celebrar a quinta-feira da Ceia do Senhor, não se resume à celebração da Eucaristia, mas celebrar a Eucaristia deve ser o ápice de um dia, de uma semana que foi marcada pelo êxodo de si mesmo, pelo esvaziar-se, para permitir que o amor de Deus fale em nós e por nós.

Celebrar a Ceia de Jesus significa que me despojei de mim mesmo, não só de minhas vestes, e lavei os pés de meus irmãos, isto é, prestei a eles o serviço do amor, do perdão, proporcionando vida de acordo com suas necessidades. Eucaristia é serviço, é partilha de dons, de vida! Essa foi a mensagem deixada na homilia.
Presidiu a missa o padre Valdemar Cardoso, que num gesto de humildade e serviço lavou os pés de crianças, jovens e adultos membros da comunidade.

Após a Celebração da Eucaristia, os fiéis participaram da Transladação do Santíssimo Sacramento. Em seguida, permaneceram em Vigília Eucarística que foi concluída na Sexta-feira Santa.

Antonio Luciano Teixeira