PUBLICIDADE

Relacionamento

Descubra se você seu cônjuge precisam de terapia de casal

Não estamos falando de uma solução mágica, mas a terapia de casal pode ser benéfica em muitos relacionamentos. Você não precisa estar casado há anos ou brigando todos os dias para recorrer a esse tratamento. Descubra como a terapia funciona e quando procurar ajuda.

O que é a terapia de casal?
Trata-se de um tipo de psicoterapia que ajuda casais a reconhecer e resolver seus conflitos, bem como a melhorar seu relacionamentos, explica o site da Mayo Clinic. Através da terapia de casal, você pode tomar uma decisão ponderada na hora de escolher lutar por seu relacionamento ou se divorciar. O processo inclui ambos os membros do casal e costuma ser de curto prazo. No entanto, um dos dois pode acabar decidindo a dar continuidade à terapia sozinho.

Qual é o propósito?
Para entender a terapia de casal, é interessante pensar nela não como um remédio, mas como uma salada, com ingredientes variados e opcionais. Ou seja, ela pode incluir vários objetivos e técnicas, diz Susan Heitler, psicóloga, ao site Psychology Today.
A Mayo Clínic indica a terapia de casal para resolver diferentes tipos de problema, como:
· Problemas de comunicação
· Dificuldades sexuais
· Conflitos sobre paternidade e adoção
· Abuso de substâncias
· Problemas financeiros
· Raiva
· Infidelidade

Como funciona?
A ideia é que os casais aprendam a usar ferramentas de resolução de conflito, conforme descrito no site WebMD. Durante a sessão, é provável que o terapeuta faça perguntas aos dois ao mesmo tempo e, talvez, separadamente. Em seguida, ele deverá apresentar um plano de tratamento.

Quando procurar ajuda?
Geralmente, as pessoas acreditam que apenas casais que brigam o tempo todo ou estão se separando devem procurar a terapia de casal. No entanto, mais e mais pessoas que estão começando novos relacionamentos procuram esse tratamento, diz Mary Kay Cocharo, terapeuta, em uma entrevista para a revista Women’s Health. “Pesquisas mostram que a terapia aumenta a satisfação de todos os tipos de casais”, esclarece Brian Doss, professor de psicologia. Portanto, seja para melhorar a comunicação de um novo casal ou para tratar um problema particular em um casamento, o tratamento pode ser uma ferramenta muito valiosa. Desde que ambos estejam de acordo, vale a pena experimentar.
E você, já pensou em fazer terapia de casal?