PUBLICIDADE

Beleza

Alho no cabelo faz crescer mais rápido? Pode colocar no xampu? Médica responde

Usar alho para os cabelos é uma dica caseira que promete hidratação e crescimento rápido dos fios. Com ação antifúngica, antibacteriana e cicatrizante, o alho é também um precioso alimento que possui vitaminas A, B2, B6 e C. Mas será que usá-lo de forma tópica realmente tem vantagens? Confira a seguir.

Benefícios do alho nos cabelos: vale a pena?

De acordo com a dermatologista da Clínica Vitalli, Cintia Guedes Mendonça, o uso de xampu e tônico de alho ou até mesmo de hidratação de alho para cabelos não melhora os fios, já que os benefícios da planta só são obtidos por ingestão oral. "O uso tópico do alho não tem comprovação científica. Além disso, ele não possui poder hidratante ou ação sobre o crescimento das madeixas", explica a especialista. "Mas a ingestão in natura ou em cápsulas pode colaborar com a prevenção da caspa, já que ele é adstringente e fungicida, ou seja, ajuda a dissipar as moléculas de gordura e combate fungos".

Além disso, o alho cru faz bem para a saúde pois contém vitaminas e propriedades que contribuem com o tratamento da hipertensão arterial, redução do colesterol, melhora da imunidade e redução do risco de infartos.

Porém, ingerir o alimento em excesso não é a melhor forma de aproveitar suas propriedades. O ideal é manter uma dieta equilibrada e com os nutrientes certos para um cabelo saudável, como o alho, nas quantidades adequadas, que podem ser indicadas por um nutricionista.